quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um Brasil de Ninguém


        “Paz no futuro e glória no passado.” Com esse trecho do Hino Nacional Brasileiro, pode-se concluir que o nosso país encontra-se em condições propensas para o desenvolvimento. Todavia, com a criminalidade e os presídios superlotados, o Brasil está entrando numa crise interminável.
        A situação das cadeias vem-se agravando a cada dia. Locais que tendem a suportar um determinado número de presidiários estão tendo que carregar o triplo do que deveriam. Enquanto elites se preocupam mais em construir novos estádios de futebol, a propensão de entrar no mundo do crime aumenta, superlotando os presídios, trazendo catastróficas situações ao país.
     Os criminosos não possuem mais o medo de entrar em cadeias pelo simples fato de saberem que mais cedo, ou mais tarde, eles sairão de lá. A quantidade de delinqüentes que surgem a cada dia, faz com que eles se sintam em absoluto comando. A polícia que deveria controlar está sendo controlada, e a população cada vez mais desprotegida.
       A solução não é criar leis em extrema quantidade para, no final, serem esquecidas, mas sim, a melhoria das escolas e o incentivo ao estudo para a educação de todos os indivíduos que constituem o país.

2 comentários:

Ronise Vilela disse...

Querida, trabalhei 6 anos e meio num órgão do Estado que tinha responsabilidade sobre o sistema penitenciário. Concluo em partes que: hoje, se paga o preço de falta de investimentos de educação, que deveria ser feita há pelo menos, 50 anos.
Muito se fala no Brasil, mas as prisões norte-americanas também são depósitos de latinos, negros e muçulmanos. Há muita violência lá.
Solução: em alguns casos, abrandamento da lei, para primários e crimes de baixo potencial ofensivo. Agilidade no processo e defensoria pública para quem ñ pode pagar advogado.
Mas, se considerarmos que a grande maioria dos crimes tem ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas, ai então minha consideração é mais pessisimista: não tem saída!

Lucas Kehl disse...

Aproveitando o gancho com os crimes que tem ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas, acho que dá pra se pensar de maneira mais otimista com a "Legalização da Maconha", acerca dos acontecimentos. Eu não conheço nada do sistema penitenciário, mas se tua consideração a respeito do crime por tráfico é pessimista, e isso acarreta a superlotação dos presidios, então legalizar seria uma solução!
Legalizar não é simplesmente liberar, pra legalizar algo deve haver uma regulamentação. Em diversos documentários sobre assunto a mesma coisa é dita "a guerra contra o tráfico é em vão".
E aquela velha história sobre a maconha ser entrada pra outras drogas é papo, além do que a maconha é menos prejudicial a saúde que o alcool e o tabaco. Eu sugiro que assistam o documentário "Cortina de Fumaça" http://www.youtube.com/watch?v=RAnFiyqcMb0

Não tirei palavras da minha imaginação, estou apenas repassando as informações, e acho acho que é muito válido pra essa discussão!

Postar um comentário

 
;